5 situações em que ter seguro de saúde compensa

Preciso de uma consulta de especialidade mas o orçamento mensal é curto…

Consultas de oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outras, podem ter um custo que por vezes ultrapassa os 100 euros. Ter um seguro de saúde possibilita ter acesso a consultas da especialidade a preços acessíveis, já que é a seguradora a entidade responsável pelo pagamento de parte ou até da totalidade da consulta, exame ou tratamento. No caso da estomatologia, esta é uma especialidade que requer, por regra, uma cobertura opcional. Contudo, e tendo em conta que os tratamentos dentários são dispendiosos, várias seguradoras dispõem já de Seguros Dentários, desenhados especificamente para esta especialidade. As vantagens, além do acesso a cuidados de saúde oral a preços reduzidos, são várias: da possibilidade de utilização imediata (logo após o pagamento do prémio), à não existência do limite de idade para subscrição, passando pela ausência de período de carência.

 

Estou com gripe… e é domingo!

Um tomador de um seguro de saúde pode usufruir de um serviço de acompanhamento telefónico 24 horas sobre 24 horas, sete dias por semana. Assim, quer seja para um esclarecimento telefónico, seja para indicar qual a unidade da rede disponível naquele momento, há sempre a possibilidade de resolver questões relacionadas com a saúde sem o constrangimento de ser, ou não, dia útil. Além do mais, algumas apólices incluem a prestação de cuidados ao domicílio, para maior conforto do segurado.

 

Surgiu-me um problema de saúde que quero que seja analisado por um médico específico.

A subscrição de um seguro de saúde garante o acesso a uma rede extensa de prestadores de cuidados de saúde tanto em Portugal como, em determinadas coberturas, no estrangeiro. Cabe ao segurado escolher em que instituição – e, no limite, com que médico –quer ser visto ou onde quer realizar determinado exame médico. Regra geral, a escolha é feita entre os prestadores incluídos na rede convencionada mas, certas apólices permitem o recurso a um prestador que não esteja incluído na rede, ficando parte da despesa coberta pelo seguro.

De referir que a oferta atualmente proporcionada pelas seguradoras não se limita a tratamentos convencionais, existindo apólices que cobrem serviços de medicina não convencionada, como tratamentos termais, ginásios ou SPA.

 

Preciso de realizar exames médicos e a lista de espera no hospital da minha área de residência é longa.

Quer seja para a marcação de consultas quer para a realização de exames, por vezes as listas no SNS obrigam a longos meses de espera. Ao permitir o acesso a cuidados de saúde privados, um seguro de saúde permite contornar esta demora e realizar as consultas ou exames pretendidos com maior rapidez.

 

Surge a necessidade de hospitalização imediata… e as despesas são avultadas

Um seguro de saúde com Cobertura de Hospitalização revela-se uma vantagem importante, sobretudo quando em causa está um problema de saúde grave. Este tipo de cobertura permite financiar os custos elevados em Unidades de Saúde Privadas, com a celeridade necessária e qualidade superior, que o subscritor não teria capacidade financeira de suportar sozinho perante este tipo de problema.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados