Como escolher um seguro de saúde

Perguntas essenciais

 O primeiro passo consiste em avaliar as suas necessidades em termos de cuidados médicos: o seu historial e tipo de problemas de saúde, que consultas ou exames tem de fazer regularmente, se usa óculos, pretende engravidar e se precisará de uma cirurgia, entre outros aspetos. A idade é outro fator determinante. A maioria dos planos preveem limites para a adesão ou para uso e renovação da apólice a partir dos 60 ou 65 anos. Contudo, algumas companhias propõem soluções para maiores de 55 ou com necessidades específicas. É também possível contratar um seguro para o agregado familiar, sendo que, regra geral, inclui os filhos apenas até aos 25 anos. Para além das situações comuns e consultas de rotina, subscrever um plano de saúde é uma segurança para o imprevisto, a garantia de acesso a unidades de saúde privadas de qualidade e a uma resposta médica adequada e célere em caso de problemas de saúde mais graves.

 

Cobertura certa

As despesas de saúde suportadas pela seguradora dependem da cobertura e modalidade escolhida (Managed Care Puro ou Misto e Seguro de Reembolso). A cobertura pode incluir hospitalização (internamento) ou apenas ambulatório (consultas, exames médicos e intervenções sem internamento). Para além destas duas opções existem ainda outras, como o parto, estomatologia ou próteses e ortóteses (óculos, lentes de contacto), que poderá adicionar ao plano inicial. As consultas realizadas na rede têm um valor convencionado, que pode rondar os 15 euros, e é inferior aos preços de tabela normal. No caso da modalidade mista, por exemplo, é possível optar por profissionais de saúde fora da rede, sendo as despesas decorrentes comparticipadas após pedido de reembolso, numa percentagem que pode chegar aos 70 por cento, dependendo do plano.

 

Prazos e franquias

Se está a pensar engravidar ou realizar uma cirurgia específica tenha em mente que o seguro pode não dar resposta imediata. De facto, o período de carência mínimo nestas situações é de 365 dias. Acidente ou assistência em viagem não têm qualquer período de carência e nos restantes serviços como as consultas médicas, por norma, é de 90 dias. O valor máximo de indemnização por pessoa e procedimento é definido no plano de seguro escolhido e renova-se a cada ano. As franquias são outro aspeto que distingue os vários planos. Regra geral, aplica-se uma franquia, de acordo com o tipo de ato médico ou pelas primeiras despesas efetuadas no ano, dentro ou fora da rede O copagamento é um valor que fica a cargo do cliente/ pessoa segura. Os valores de franquia ou copagamento podem ser fixos ou definidos de forma percentual e aplicados tanto para despesas na rede de prestadores como fora da rede, consoante as condições do seguro.

 

Ler as entrelinhas

Nos sites das companhias de seguros e da Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor poderá fazer uma simulação da modalidade mais adequada para si e das condições de seguro de saúde através do preenchimento de um formulário online. Recorrer a um mediador de seguros é uma alternativa, já que este profissional poderá comparar vários planos avaliar as suas necessidades e ajudá-lo a encontrar o mais indicado para o seu caso. Tenha em mente que a idade, o sexo e o historial clínico podem influenciar o prémio a pagar. Informar-se é fundamental e se, por qualquer motivo, verificar que não tomou a melhor opção poderá sempre anular a inscrição. Para tal, como prevê a lei, deverá comunicar a sua decisão à entidade seguradora por carta registada com aviso de receção no prazo de 30 dias (após a receção das condições da apólice).

 

Se está a pensar fazer um seguro de saúde avalie as suas necessidades médicas e informe-se sobre a rede de prestadores disponível na região em que reside, antes de escolher a modalidade.


Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados